Editorias / Rio Brilhante
Lucas Foroni Confirma Prè-Candidatura a Deputado Federal e Promete Levar Voz de Rio Brilhante e Região ao Congresso
Assessoria
O Prefeito de Rio Brilhante, reeleito com recorde de aprovação em MS, com expressivos 83,66% dos votos nas últimas eleições municipais, afirma sua pré-candidatura em 2026 e acredita que chegou o momento de o município ocupar espaço na política estadual. O responsável por despertar essa expectativa é Lucas Centenaro Foroni (PP), que confirmou, em entrevista ao site Fato67, que concorrerá a uma vaga na câmara federal por Mato Grosso do Sul.
Foroni se consolidou como uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso do Sul. O prefeito mais Jovem do estado, afirma que chegou o momento da região centro-sul do estado conquistar maior representatividade na esfera estadual e nacional. “Sou, sim, pré-candidato a deputado federal. Essa decisão nasceu de um convite muito especial da nossa líder, senadora Tereza Cristina e, principalmente, do anseio da nossa população por mais representatividade.” Declarou o prefeito.
Segundo Lucas Foroni, a ausência de representantes da região em Brasília tem prejudicado o retorno de recursos federais a municípios com expressiva geração de receita e PIB para o estado, como Rio Brilhante, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia, Douradina e Itaporã. “Essas cidades produzem muito, mas recebem pouco em contrapartida. Existe um abismo entre o que entregamos ao Estado e à União e o que recebemos de volta.
Falta proximidade com a esfera federal. É essa realidade que podemos mudar”, afirmou.
A pré-candidatura também marca uma movimentação estratégica dentro do Partido Progressista, que ganhou força no estado com a liderança da senadora Tereza Cristina e com a adesão do governador Eduardo Riedel. Lucas aposta no momento de renovação política para abrir espaço a novas lideranças que tragam mais equilíbrio à distribuição de recursos e à representatividade regional.
Apesar de seu histórico no Executivo, o prefeito não descarta a transição para o Legislativo, dentro do seu plano de atuação pública. “Sei que meu perfil é mais executivo, mas acredito que essa construção faz parte de um processo maior. A disputa na esfera federal pode ser o início de projetos futuros. Não é só uma ambição pessoal, é uma necessidade da nossa região e estou disposto a contribuir nesse sentido”, concluiu o chefe do executivo rio-brilhantense.
Comentários




