Coluna Fogo Amigo

acritica do ms


**AS CASAS VOLTARAM**
durante o lançamento de 198 casas na região do bairro Cidade Jardim, tudo transcorreu em clima de paz, diferente da última agenda na reserva indígena, onde o deputado federal Geraldo Rezende tentou tirar a chave da ambulância da mão do prefeito Marçal Filho e do secretário nacional indígena Weibe Tabeba. Com a ausência do deputado no evento, o clima foi leve e todo mundo feliz. Usaram a fala para parabenizar a união dos três poderes, governo estadual e prefeito municipal. Todos apareceram na foto, e não apenas uma pessoa.


**QUÓRUM LEGAL**
O prefeito, que vem tendo aceitação recorde acima de setenta por cento — opinião de pessoas que acham bom ou ótimo esse início de trabalho do prefeito Marçal Filho —, vive um fato inédito na administração municipal. O ex-prefeito Alan Guedes sempre teve rejeição maior que a aceitação, e a anterior, Délia Razuk, nem saiu para a reeleição, pois sabia que a aceitação era muito baixa. Hoje, o prefeito só não conseguiu levar cem por cento da Câmara Municipal porque Rogério Yuri está em Brasília, mas estiveram vinte vereadores no evento de lançamento de quase 200 casas. Outra marca que o prefeito Marçal Filho já pode comemorar: há quase seis anos não havia lançamento de programa habitacional em Dourados e, em oito meses, já são mais de 500 casas lançadas.


**RENATO CÂMARA FALOU**
O deputado estadual Renato Câmara estava feliz em sua fala, dizendo que fica contente em participar de eventos de entrega que valorizam a classe política. “Somos massacrados dia a dia pela imprensa.” A coluna Fogo Amigo vem mostrando a atuação dos nossos representantes a pouco mais de um ano das eleições, e Renato vem fazendo um mandato apagado e longe dos anseios da população. As últimas pesquisas mostram essa realidade: a Assembleia terá uma renovação em torno de cinquenta por cento dos deputados. Renato, que aparece sempre nos últimos lugares na pesquisa, pode estar vivendo seus últimos momentos como deputado de MS.


**FEIRA LIVRE**
O colunista do Fogo Amigo esteve visitando a feira livre no sábado passado e viu várias mudanças no local: banheiros limpos, feira organizada e grande fluxo de pessoas voltando a frequentar esse belo espaço público. O secretário de Agricultura tem a missão de tornar a feira livre um cartão-postal de Dourados.


**FEIRANTES NÃO QUEREM SER MANDADOS**
A maior reclamação que a coluna recebia em outras gestões era da praça de alimentação (barracas desorganizadas, higiene precária, produtos de pouca qualidade, atendimento ruim, sujeira no local e falta de segurança). O movimento ia acabando dia a dia. O feirante utiliza o espaço sem pagar nada à prefeitura, além de usar água e energia elétrica à vontade. No mínimo, os feirantes deveriam pagar pelo seu consumo e ter padrão de energia e hidrômetro de água. Dessa forma, evitaria o desperdício e a conta não sairia dos contribuintes que pagam seus impostos.


**TROCA DOS SECRETARIADOS **
Um passarinho verde pousou na sede da coluna Fogo Amigo e disse que poderá ocorrer mudança de alguns nomes do primeiro escalão. A aprovação do prefeito está acima dos setenta por cento e, mesmo assim, o ritmo dele só tem aumentado. Esse ritmo, alguns secretários nao colocarão o pé no acelerador. O passarinho contou que o prefeito quer as coisas para ontem: precisa de soluções e não de problemas. Vamos aguardar o próximo capítulo… Será que teremos cabeças rolando?


**APERTEM O CINTO**
Contagem regressiva para Dourados voltar a ter um avião de passageiros pousando após quase cinco anos. O dia esperado por todos os douradenses e por todas as cidades vizinhas da Grande Dourados já tem data confirmada: será dia 8 de setembro, às 7h30, quando pousará o jato da Latam vindo de Guarulhos. Faltam 21 dias.


Comentários