Editorias / Justiça
Após vencer ação de meio milhão, Zeca cobra dinheiro e quer afastamento de promotores
Investiga ms Wendell Reis
O deputado Zeca do PT ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, para anunciar que venceu, após 18 anos, uma ação que moveu contra promotores públicos que lhe denunciaram na chamada “farra da publicidade.
O deputado iniciou o discurso afirmando que foi vítima de uma “grande patifaria” arquitetada, que constrangeu a vida dele e da família, o que lhe fez acionar a justiça contra os promotores Clóvis Smaniotto, Marcos Antônio Sottoriva, Marcos Fernandes Sisti e Jiskia Sandri Trenti, a quem classificou como grupelho.
O ex-governador afirma que venceu em todas instâncias, desde o primeiro grau e que promotores protelaram o máximo, mas perderam no Supremo Tribunal Federal (STF) e agora o processo volta à justiça de MS para execução.
Zeca disse que a justiça vai calcular o quanto ele precisa receber, mas acredita que seja próximo de R$ 500 mil. O deputado ressaltou que quer receber o dinheiro da indenização, mas depois vai acionar a justiça para que o estado faça os promotores pagarem a indenização por uma ação exclusiva deles. Depois, solicitará o imediato afastamento dos promotores. “O MPE não merece ter nos seus quadros gente deste quilate, extirpe e baixa qualidade”, afirmou.
O caso
Zeca entrou com ação contra o Estado, alegando perseguição dos promotores Clóvis Smaniotto, Marcos Antônio Sottoriva, Marcos Fernandes Sisti, Jiskia Sandri Trentin e Silvio Amaral Nogueira, que na ocasião denunciaram o governo dele por desvios de R$ 130 milhões, solicitando condenação por improbidade e peculato.
o ano passado, ao comentar decisão do STJ, Zeca já havia anunciado que processaria e pediria o afastamento dos promotores: “Esses promotores de má-fé e que exorbitam das suas atribuições devem pagar pelo que fazem. Não vou parar enquanto não botar essa gangue para fora do Ministério Público”, concluiu.
Comentários




