Coluna Fogo Amigo

AcríticadoMS


*COMPANHIA NÃO BEM-VINDA*


O governador vem fazendo grandes agendas em Dourados, e quando chega, a tropa encosta. O que pode ser sinal de grandeza pode ser um tiro no pé. O eleitor douradense contesta ao ver figurinhas carimbadas andando ao lado — alguns já colocados nos órgãos públicos e outros ainda reclamando que não conseguiram uma beirinha. Em Dourados, esse palanque nunca foi sinal de sucesso, pelo contrário, nunca deu resultado.
Ouvindo alguns eleitores douradenses, alguns ficaram até admirados de ver ex-vereadores presos lado a lado com o governador e questionaram se a assessoria do governo não vê essas imagens negativas. Governador, bora colocar seu novo chefe da Casa Civil pra ver essas situações — ele que conhece bem o eleitor douradense. O povo tá atento a tudo.


*GERALDO 2 *


A fama do deputado Geraldo Rezende é ser o pai de tudo — tudo que acontece foi Geraldo. Se torna até feio quando pega o microfone e começa o discurso. Além de ser uma fala cansativa, é muito ruim. E hoje o público tem acesso aos programas do governo, então é querer brincar com a inteligência do povo.
Agora, Geraldo vem fazendo adeptos no Legislativo municipal. Hoje a vereadora Isa Marcondes usa suas redes sociais para anunciar tudo que acontece — o que foi anos de luta de toda a classe política — mas usa sua rede social para mostrar que tudo tem o dedo dela. Melhorou o atendimento na saúde? Foi por causa dela. O medicamento chegou? Por causa dela.
(Hoje o esforço é do secretário de Saúde, que recebeu ordem do Executivo pra exigir que o atendimento humanizado seja prioridade nesse mandato.)
A passarela que sairá na região do bairro Guaicurus — há anos deputados, vice-governador e lideranças vêm lutando por isso — mas a Isa falou que foi conquista dela. Tem emendas, tem asfaltos e outros pedidos que falam que são dela. Na escola de Geraldo Rezende, ela vai passar de ano direto.


TROCA DA AGETRAN


Teve a primeira exoneração de secretários do prefeito Marçal Filho. A coluna anunciou que o diretor da Agetran não vinha acompanhando o ritmo do prefeito — muitas reclamações da população, lentidão nas execuções de serviço. Enfim, saiu.
Acho que a ida de Juscelino para ser diretor da Câmara de Dourados foi comemorada por muitos. Agora Juscelino está no lugar que pediu a Deus: sombra e água fresca — e não tem mais o prefeito pra ficar empurrando pra pegar no tranco.


*PRÓXIMO DA LISTA *


Secretaria que vem sendo campeã de reclamações é a Secretaria de Planejamento/Imam, que é chefiada também por um ex-vereador (Fábio Luiz). Nos quatro cantos da cidade há reclamações: demora na entrega de alvarás, licenças atrasadas que prejudicam as pessoas de investir e gerar empregos na cidade, e até guias de pagamento não lançadas.
Será que ele não sabe a situação financeira negativa que a prefeitura está vivendo? Vamos aguardar os próximos capítulos. Se a coluna fosse apostar quem seria o próximo a rodar, minha aposta seria nessa cadeira.


*CARAVANA DA CASTRAÇÃO *


Terminou nesta quarta-feira a Caravana da Castração — parceria da Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e da senadora Soraya. Evento muito bem elogiado pelos mais de 1.600 atendimentos que foram realizados.
Mas quem nadou de carona e se apossou do evento foi a vereadora Karla Gomes, que não perdeu um dia e praticamente trouxe seu gabinete e montou no estádio Douradão, colocando sua equipe para fazer o corpo a corpo e muita divulgação nas suas redes sociais, comportando-se como se o evento só estivesse acontecendo por sua causa.


*TURISMO PARLAMENTAR NA COP30 *


A COP30 reúne presidentes, ministros e chefes de Estado do mundo todo para discutir o futuro do planeta — um evento global, de peso político internacional.
Mas fica a pergunta: o que um vereador de uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul tem a ver com isso?
Pois é. O vereador Franklin, do PT — só podia ser — embarcou para Belém com tudo pago pela Câmara de Dourados. Uma semana de viagem, hospedagem e diárias generosas que somam mais de R$ 9 mil — tudo, claro, bancado pelos impostos douradenses.
É bonito falar de sustentabilidade… lá no Pará. Mas seria ainda mais bonito praticar aqui em Dourados, começando por economizar o dinheiro do contribuinte.


*ACEITA-SE CURRÍCULO*


O deputado estadual Renato Câmara está vendo a vaca indo pro brejo e corre urgentemente atrás de lideranças políticas, mas não está conseguindo convencer nomes para mais um mandato na Assembleia Legislativa.
Nas ondas das redes sociais, com a facilidade de comunicação das lideranças e sabendo da sua forma de tocar política com companheiros, tem enfrentado barreiras.
E sabe o que mais ele tem ouvido? “Não.” Não é não. Hoje, as grandes e futuras lideranças não querem saber de políticos que prometem muito e entregam pouco. Nem o vereador do partido dele, da cidade dele, estará no projeto.
A eleição está logo ali.


Comentários