Editorias / EM DOURADOS
Enquanto população elogia o Natal Encantado, vereadora critica decoração na Praça Antônio João
DOURADOS NEWS
Iluminada com o tema de Natal desde o início de dezembro e atraindo milhares de famílias para passar momentos de lazer, a Praça Antônio João, situada no coração de Dourados, vem recebendo elogios da população, que mantém a rotina diária de visitas aproveitando as diversas atrações no local.
Além da estrutura montada oferecer várias opções aos moradores do município e de outras cidades da região que encontram por aqui um polo de lazer e de compras, o Natal Encantado Dourados também fomenta a economia, auxiliando a comercialização de produtos na praça e também em vários pontos da região central da cidade.
Porém, enquanto a população se diverte gratuitamente em brinquedos e, nos próximos dias, poderá conferir atrações culturais, há quem prefira criticar o trabalho desenvolvido até o momento, para ‘lacrar’ nas redes sociais.
Um dos exemplos é a vereadora Isa Marcondes (Republicanos), que desde a abertura das festividades em Dourados vem criticando as ações que não apenas levam lazer aos douradenses, mas também auxilia os pequenos comerciantes na geração de renda.
Críticas
Recentemente, a parlamentar questionou o formato da decoração natalina implantada na Praça Antônio João e criticou via redes sociais - sem antes buscar a correta informação sobre o funcionamento do processo -, a forma como era feito a comercialização e repasse dos produtos aos comerciantes instalados no local, pela empresa patrocinadora do evento.
Mais tarde, precisou fazer outro vídeo, desta vez acompanhada do seu corpo jurídico, explicando que não havia ilegalidade no fato, já que o edital previa tal situação.
Isso porque existe uma espécie de concessão temporária para alguns serviços – como acontece em muitas festas públicas, incluindo algumas realizadas pelo Estado – que é revertida em patrocínio ao poder público como forma de reduzir os gastos da administração para investir em ações de lazer e geração de renda à população.
Todo esse processo consta em edital que é repassado aos comerciantes no momento da abertura do chamamento realizado a quem se interessar em ocupar os espaços ali destinados.
Elogios
Enquanto poucos preferem diminuir os trabalhos desenvolvidos em prol da população, populares que têm frequentado a Praça Antônio João vem se divertindo com as atrações no espaço destinado ao Natal Encantado Dourados.
Nesta semana, família composta pelo casal Anderson e Talita, na companhia do filho Arthur, falou sobre o evento que vem atraindo pessoas diariamente. “Estamos vindo pela primeira vez e queremos retornar semana que vem para acompanhar os shows”, afirmou em matéria publicada na página da administração municipal.
Já a dona de casa Val aproveitou o meio de semana para levar os filhos.
“Como eles são pequenos [os filhos], é um dia mais calmo e tranquilo, mais fácil de cuidar e conhecer as atrações”, comentou à prefeitura, afirmando que pretende voltar a partir desta sexta-feira, quando começam as atrações musicais.
Atrações
Entre as atrações que fazem a alegria das famílias e da criançada que pode se divertir gratuitamente durante o Natal Encantado Dourados, há brinquedos como o tradicional ‘bate-bate’, a Casa do Papai Noel com o presépio e também a presença do ‘bom velhinho’.
Nesta semana, uma roda gigante começa a funcionar, trazendo mais opções aos frequentadores, além, é claro, de toda a iluminação que abrilhanta a magia do Natal na praça.
Ainda está previsto para o dia 17 de dezembro, a presença da Caravana da Coca-Cola, com caminhões iluminados que trafegarão pelas principais vias da região central de Dourados.
O Natal Encantado segue até o dia 30 de dezembro, reunindo ainda diversas atividades culturais, apresentações e infraestrutura adequada para circulação das famílias.
Agenda de shows
A programação musical em Dourados inicia nesta sexta-feira (12/12), às 19h30, com o DJ Vinni Araújo, seguido da dupla Gilson & Júnior às 21h30. No sábado (13), Vinni Araújo abre novamente às 19h30 com flashback, seguido de Patrícia & Adriana às 21h30.
Na sexta-feira (19), às 19h30, haverá Roda de Chamamé, seguida de Surungo Bueno às 21h e SomStyllo às 22h30. Em 20 de dezembro, data especial de aniversário da cidade, a programação começa às 18h com o espetáculo infantil Batucando Histórias. Às 20h, sobe ao palco Samba Pop, e às 22h, o grupo Lendas 67 encerra a noite.
A agenda segue no domingo (21), às 19h30, com a banda NHS, e às 21h com o grupo Forrodiando. Na segunda-feira (22), o som começa às 19h30 com Leo Verão, às 21h com Cordel e às 22h com o grupo douradense Postal Sul.
O encerramento da programação musical será em 23 de dezembro, com Vokalika às 19h30, Zé Valente e Banda às 21h e Não tem Hora às 22h30.
A expectativa é que o evento mantenha grande circulação até o fim do mês, reforçando o clima natalino no centro da cidade e fortalecendo a movimentação comercial, turística e cultural de Dourados.
Comentários




