Reinaldo usará Flávio Bolsonaro para tentar barrar Pollon, Catan e Gianni

Investiga Ms Wendell Reis


O presidente estadual do Partido Liberal em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, tentará usar o diretório nacional e a candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência para barrar adversários de Eduardo Riedel (PP) no Estado.

O ex-governador se reúne com Valdemar da Costa Neto e Rogério Marinho em Brasília nesta semana. Ele afirma que na pauta está a formação das chapas para estadual e federal, mas o que preocupa mesmo o ex-governador são as pré-candidaturas de filiados ao próprio PL.

Marcos Pollon, João Henrique Catan e Gianni Nogueira não querem ficar fora da majoritária e lançaram pre-candidaturas. Os dois deputados querem o governo e a vice-prefeita, o Senado. Para isso, já conversam com outros partidos.

Ciente de que não terá força para fechar as portas para o trio no Partido Novo ou no PRD, Reinaldo tentará apelar para Flávio Bolsonaro. A estratégia é jogar para o pré-candidato à presidência a missão de convencer o grupo a não fazer oposição a Riedel.

Para convencer o diretório nacional a puxar a orelha do trio, Reinaldo vai alegar que Riedel já está decidido a apoiar Flávio e que uma eventual candidatura dividirá a direita, fortalecendo a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Reinaldo é pré-candidato ao Senado e foi para o PL com a promessa de que o partido apoiaria a reeleição de Riedel, mas não é bem aceito pela ala mais bolsonarista. Ele levou uma grande quantidade de prefeitos do PSDB e ainda deve filiar três deputados estaduais, que podem ficar com vagas de deputados mais bolsonaristas na eleição de outubro.

Embora sejam contrários a Reinaldo, bolsonaristas do Estado foram ignorados por Valdemar e Jair Bolsonaro, que costuraram a aliança em 2024. Na ocasião, Bolsonaro e Valdemar barraram candidaturas próprias de candidatos do PL, incluindo João Henrique e Pollon, para apoiarem Beto Pereira (PSDB). Tudo em troca da filiação de Reinaldo e promessa de eleger dois senadores da direita no Estado.


Comentários