Chuvarada de fevereiro não deve durar muito tempo

Dourados News Fabiane Dorta


Uma névoa cobriu Dourados na manhã desta quinta-feira, dia 5, que começou também marcando temperaturas mais baixas. Os termômetros chegaram à mínima de 20.7°C às 5h22 e a máxima pode atingir 32°C.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é também de muitas nuvens com pancadas de chuva ao longo do dia, sendo que a noite podem ter trovoadas isoladas. No entanto, até o momento não há alertas de tempestade ou risco de chuvas mais intensas.

Dados do Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa, apontam que ontem choveu apenas 0.7 mm na cidade, durante cinco minutos. A média acumulada nesses primeiros dias de fevereiro é de 45.3 mm, sendo que a média histórica aguardada é de 147.7 mm.

Outras cidades do Estado têm superado a média mensal de chuvas nesse início de fevereiro, conforme dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Entre essas, estão Corguinho, São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Aquidauana, Miranda e Rochedo.

No entanto, essa temporada chuvosa não deve durar muito tempo. A previsão do Cemtec para todo Estado entre fevereiro e abril, é uma tendência de chuvas irregulares com volumes, de modo geral, abaixo da média histórica. Já as temperaturas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da média, resultado em meses mais quentes do que o habitual.

O cenário deve ser semelhante ao que aconteceu no mês de janeiro. Um balanço divulgado pelo Centro, mostra que dos 63 pontos monitorados, 59 registraram chuvas abaixo, três acima e um ficou dentro da média histórica, intensificando as condições de seca em comparação ao mês anterior, especialmente em regiões pantaneiras e no nordeste do Estado.

As regiões centro-norte e sudeste tiveram os maiores acumulados de chuva. O maior volume de foi observado em Inocência, com um total de 276,2 mm, mesmo assim representando uma queda de 9% em relação à média climatológica para o período. A cidade também registrou a maior rajada de vento, que chegou a 105,4 km/h.


Comentários