Prefeitura reativa Conselho de Esportes e anuncia entrega do Ginásio Municipal

Prefeito Marçal Filho comanda a solenidade de posse dos novos conselheiros, destaca a participação popular e da sociedade organizada, aponta as dificuldades orçamentárias e fala sobre a importância de parcerias para fortalecer o esporte e o lazer

Da Redação


A Prefeitura de Dourados reativou, nesta terça-feira (10), o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Comel), após mais de uma década de inatividade. A posse dos conselheiros foi realizada no gabinete do prefeito Marçal Filho e marca a retomada de um espaço estratégico para a construção de políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer no município. A iniciativa está respaldada pelo Decreto nº 523, de 15 de janeiro de 2026, que trata da reestruturação administrativa da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e da legislação aplicável ao conselho e contou com a participação dos vereadores Jânio Miguel, Edson Souza, Elias Ishy e Adilson Freitas Valdez, o Dil. 

Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho ressaltou a importância do Conselho nas decisões da gestão municipal. “Acreditamos na participação comunitária nas decisões para evitar erros e trazer contribuições para a administração”, enfatizou. “Desde o início da gestão, temos ouvido a população para entender as demandas e ideias, inclusive na área do esporte”, afirmou. Ele destacou, no entanto, que o município enfrenta grandes desafios financeiros e, segundo o prefeito, áreas como esporte e cultura acabam sendo mais impactadas, já que a prioridade orçamentária é direcionada para saúde e educação.

Marçal Filho também chamou atenção para a redução dos repasses federais aos municípios, lembrando que a maior parte dos tributos arrecadados no país fica concentrada na União. “Os recursos próprios da prefeitura são insuficientes para atender todas as demandas”, afirmou. “Para realizar eventos e projetos, dependemos crucialmente de parcerias com o Governo do Estado, deputados e senadores”, pontuou. O prefeito ainda observou que o ano eleitoral federal e estadual torna o calendário mais apertado neste ano, dificultando a celebração de convênios e a liberação de recursos.

Apesar das limitações orçamentárias, Marçal Filho anunciou que a administração está nos detalhes finais para a entrega do Ginásio Municipal de Esportes, uma das principais praças esportivas da cidade, que estava há longo período em reforma e em condições precárias. A expectativa é de que o espaço, após revitalizado, volte a sediar competições, projetos sociais e atividades esportivas voltadas à comunidade.

A diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados, Sandra Giselly, destacou que o Comel terá papel fundamental na formulação de políticas públicas. “Nosso objetivo é formular, fortalecer e acompanhar o esporte e o lazer em nosso município, garantindo que essas áreas sejam tratadas como direitos sociais, promovendo inclusão, saúde, cidadania e qualidade de vida para população”, afirmou. Com experiência na Fundação de Esporte desde 2011, Sandra ressaltou a importância dos conselhos e do trabalho coletivo. Segundo ela, o grupo será dividido em comissões e terá como primeiras tarefas a eleição de vice-presidente e secretário, além da elaboração do regimento interno.

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer é composto por representantes da Funed, da Secretaria Municipal de Educação, professores de Educação Física das escolas particulares, colegiados dos cursos de Educação Física de universidades públicas e privadas, Centro de Apoio ao Portador de Deficiência, entidades representativas dos idosos, órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, Conselho Regional de Educação Física, Câmara Municipal e entidades esportivas formalmente estabelecidas.

Tomaram posse como conselheiros titulares Rafaela Marcomini Vilela Anschau, Anderson Oliveira Mamede, Jozafa Ferreira da Silva, Robson Barbosa de Oliveira, Jacqueline da Silva Nunes, Giselle Ferreira da Silva Tosta, Rosa Gomes de Souza, Heloisa Silva Gabriel, Eriobaldo Fernando Dantas Pimentel, o vereador Jânio Colman Miguel e Daniel Traina Gama. Como suplentes, assumem José Luiz Ruiz Olmedo, Eudilene Vilella de Lima, Denis Augusto da Silva, Rogério da Cruz Montes, Mário Sérgio Vaz da Silva, Elizandra Marinho de Albuquerque, Idalina Cristina Ferrari, Cristiane Campos de Andrade, Maria Augustha Espíndola Domingues de Oliveira Figueredo, o vereador Adilson Freitas Valdez e Milton Isamo Okazachi.

Com a reativação do Comel e a iminente entrega do ginásio, a gestão municipal aposta no fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida, mesmo diante das restrições financeiras enfrentadas pelo município.


Comentários